Primeiro Trimestre
A primeira bateria de exames após descobrir a gravidez avalia o organismo da mãe, exames comuns para a maioria das gestantes.
- Hemograma Completo - Detectar a ocorrência de anemia
- Glicemia - Identifica a presença de açúcar e diagnostica a diabetes
- Tipagem Sanguínea - Identifica o tipo sanguíneo, caso haja necessidade de intervenção cirúrgica, e verificar a compatibilidade de RH entre mãe e filho.
- Sorologia - Identifica doenças como sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola, hepatite, citomegalovírus.
- Urina - Avalia a presença de algum tipo de infecção, que se não curadas, pode antecipar o parto ou provocar aborto.
- Parasitológico de Fezes - Identifica a presença de protozoários ou parasitas que possam provocar anemia gestacional.
- Papanicolau - Exame realizado para detectar câncer de colo do útero
- Ultrassonografia - A primeira normalmente é a endovaginal, para verificar o número de embriões, a localização da gravidez, idade gestacional e batimentos cardíacos. A partir da 17ª semana, pode-se descobrir o sexo do bebê.
- Ultrassonografia tridimensional(3D) - Pode ser feita a partir da 11ª semana.
- Translucência nucal - Examina a espessura da nuca do bebê, é realizada entre 10ª e a 14ª semana.
Segundo Trimestre
- Ultrassom morfológico - Exibe detalhes das estruturas anatômicas do bebê. Verifica-se a formação do cérebro, órgão digestivos e coração. Também mede a cabeça e o fêmur, para garantir que ele esteja crescendo dentro do esperado.
- Ecocardiografia fetal - Avalia o sistema cardíaco do feto. Realizado em mulheres que possuem histórico familiar de doenças cardíacas congênitas
- Ultrassom dopplerfluxometria - Avalia o crescimento, peso do feto, líquido amniótico e a maturidade da placenta. Também verifica se os nutrientes estão passando corretamento da mãe para o filho.
- Coleta de material - Coleta de material da vagina para verificar a presença da bactérias Streptococcus, que pode ocasionar uma infecção no recém-nascido.
- Pressão sanguínea da mãe - Normalmente é verificado a pressão da mãe em toda consulta do pré-natal, para evitar a pré-eclâmpsia.
- Cardiotocografia fetal - Checa a movimentação do bebê, batimentos cardíacos e a atividade uterina, registrando-se as contrações. Realizado a partir da 34ª semana.
Lembrando que a realização de alguns exames depende de cada gestação e cabe ao médico indicar e realizá-los da forma que achar necessária.
Espero ter ajudado as mamães de alguma forma e aguardem o próximo post!
Fonte: Folha Online e Mulher Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário